Monday, November 01, 2021

O que é Ethereum?

Ethereum

 O que é Ethereum?

  

O Ethereum é uma blockchain programável, ou seja, uma rede de computadores interligados capazes de realizar transações com uma moeda nativa chamada Ether (ETH). Essa rede também é descentralizada, ou seja, não é controlada por nenhum governo ou instituição. O Ether foi lançado em 2015 pelo programador russo-canadense, Vitalik Buterin, e se transformou na segunda criptomoeda mais popular no mercado ficando atrás apenas do bitcoin. De acordo com dados do site CoinMarketCap a capitalização de mercado do Ether gira em torno de $254,911,946,509 enquanto o bitcoin $891,216,476,489. A valorização do Ether desde março de 2020 já superou 1200% e continua subindo.

   

Por que investir em criptomoedas?

   

Negociar e investir em criptomoedas está se tornando cada vez mais popular, pois essas novas “cyber” moedas (ou moedas virtuais) vem apresentando variações astronômicas e inéditas na história do mercado financeiro. Essas podem estar representando uma das melhores oportunidades a longo prazo. Dadas as leis da oferta e da demanda, se a demanda aumentar e a oferta não, é provável que os preços subam. De fato, eles poderiam subir acentuadamente com base nos dados de hoje, mas não há como dizer até quando esses irão subir. É um jogo de especulação. Quando o Elon Musk, por exemplo, abre a boca, ninguém sabe como que isso pode impactar no mercado financeiro ou se isso vai fazer com que a Dogecoin, uma moeda que ele gosta muito, vai subir 130% em um dia. Por isso é sempre bom ficar antenado nas notícias. A grande maioria das criptas possuem uma quantidade limitada de unidades ou tokens que podem ser gerados por um novo processo chamado de “mineração”.

  

Mas o que seria essa tal de “mineração”?

  

Bom, a mineração, resumidamente falando, é o ato de gerar as criptomoedas. E como são geradas? As criptomoedas são geradas normalmente a partir da resolução de problemas matemáticos, que por sua vez, podem necessitar de um poder de processamento muito além do que a mente humana suporta, em outras palavras, que só uma máquina conseguiria resolver. Cada moeda tem a sua particularidade, o bitcoin por exemplo, você necessita ter uma máquina chamada de ASIC, já o ethereum pode ser minerado a partir de um computador comum que tenha uma placa de vídeo razoavelmente boa. Depois com os softwares corretos basta apertar o “play” e começar a minerar!

  

Onde comprar Ethereum?

   

Com a gigantesca popularidade do Ethereum, hoje você pode encontra-lo praticamente em todas as corretoras e exchanges do mercado. As principais casas são a Binance, Coinbase Pro, OKEx, Kraken e Huobi Global.

  

O que é o Ethereum 2.0?

  

O Ethereum 2.0 foi apelidado de Serenity e será uma grande atualização no blockchain do Ethreum. Essa rede é a abriga em números nada mais nada a menos que a segunda maior criptomoeda do mundo se levarmos em conta a capitalização de mercado que o Ethereum tem de $254,911,946,509 na data desse post. Isso mostra que essa atualização deve acontecer com calma pois alguns bilhões literalmente estão em jogo. Esta atualização estava prevista para acontecer no final de 2021, mas o seu criador Vitalik Buterin anunciou em seu Twitter que tiveram alguns imprevistos e que provavelmente o lançamento será adiado.


Como o Ethereum 2.0 se diferencia do 1.0?

   

A principal mudança que deve acontecer sem dúvidas é a alteração do sistema Proof-of-Work para o sistema Proof-of-Stack. Ou seja, de maneira resumida, hoje os mineradores ganham Ethereum por deixarem suas maquinas trabalhando para a realização de validações das transações que acontecem na blockchain do Ethereum daí o nome Proof-of-Work. Com a chegada do Ethereum 2.0 o sistema de mineração acontece quando as pessoas deixarem uma parte dos Ethereums presentes em suas Wallets retidos (ou seja, não poderão mexer nesse valor por um tempo) em troca elas irão ganhar Ethereum por estarem provendo liquidez (com esses Ethreums retidos) para o mercado.

  

Como funciona o Staking?

   

O sistema de Proof-of-Stack (PoS), conhecido também como Casper, é uma maneira das pessoas colocarem o seu dinheiro em jogo. Como assim colocar o dinheiro em jogo? Funciona como se fosse um empréstimo. As pessoas podem emprestar suas moedas em troca elas recebem, depois de um tempo, a quantia que elas emprestaram com juros. No caso das criptomoedas as pessoas estão emprestando seus cripto ativos para gerar liquidez para o mercado. Vamos criar uma situação hipotética em que a Binance não tenha mais criptomoedas em seus “cofres”, ela irá buscar em outras fontes mais criptomoedas para continuar seus negócios. Uma dessas fontes seria o Staking de criptomoedas que qualquer pessoa pode fazer. Em troca disso no final de um período a Binance irá pagar por ter pego essa quantia emprestada para a pessoa ou empresa que emprestou as criptomoedas.

  

Ethereum 2.0 irá acabar com a mineração de ETH?

   

Bom, como ninguém sabe ao certo quando irá lançar o Ethereum 2.0 até lá pode ser que aconteça ainda algumas mudanças em que não tire por completo o sistema Proof-of-Stack, mas até a data dessa postagem a reposta é sim! Os pools de mineração de ETH vão ter que buscar outras altcoins para continuar existindo ou se adequarem ao novo sistema de Staking.


Fonte : Ethereum hoje


No comments: